top of page
Foto do escritorJosé Roberto Castanheira Camargo

MUDAR E INOVAR É UMA CONSTÂNCIA

Você já reparou como as lojas estão sempre mudando de cara? Ontem eu fui fazer uma compra na Leroy Merlin e me surpreendi com o que vi. Logo na entrada, havia um showroom na área externa, com vários produtos em exposição. Eles estavam fazendo uma reforma para mudar a vitrine e deixá-la mais atraente. Mas não era só isso. Dentro da loja, outro hall também estava sendo redecorado, com uma nova disposição dos produtos. Fiquei impressionado com as mudanças constantes que eles fazem para chamar a atenção dos clientes.

Isso me fez lembrar de como era diferente na minha época de moleque. Eu sou sexagenário e cresci numa época em que existiam os armazéns, ou melhor, os Secos & Molhados. As mudanças no interior da loja eram muito raras ou até inexistentes. Me lembro de uma loja em Bauru, chamada Casa Lusitana, que tinha aquele clima de Secos & Molhados. Era muito legal ir lá com a minha mãe ou com meu pai, porque eles tinham uns vidros com caramelos e doces que eu adorava. Sempre ganhava um docinho ou um caramelo daqueles coloridos, que me deixavam com água na boca. Tenho muita saudade daquela época.

Mas os anos se passaram e a Casa Lusitana se transformou numa imensa agência do Banco Itaú, pondo fim a uma época dos chamados armazéns ou Secos & Molhados. Hoje em dia, as coisas são bem diferentes. Com o avanço da tecnologia, da venda pela internet e da mudança do consumidor, as lojas precisam se reinventar o tempo todo. A concorrência é muito grande e a inovação é essencial para convencer o cliente a comprar. As vitrines são mais criativas, os produtos são mais variados, os testes são mais interativos e por aí vai.

Mas não é só no varejo que isso acontece. Todas as empresas precisam estar atentas às mudanças do mercado e do seu público-alvo. Não adianta se acomodar com o seu modelo de negócio atual, achando que ele está dando certo e que vai durar para sempre. Enquanto você está tranquilo no seu negócio, o seu concorrente pode estar expandindo e criando inovações que vão te deixar para trás. Você pode sair de uma posição confortável para uma situação de risco, se não se adaptar às novas demandas.

Por isso, nunca entre na zona de conforto. As mudanças são necessárias e inevitáveis. O futuro é incerto e você precisa estar preparado para enfrentá-lo. A palavra de ordem é: mudar, mudar, mudar, inovar, inovar, inovar. Pense nisso e faça a diferença no seu negócio.




0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page